Uma equipe da Universidade Politécnica de Hong Kong mostrou os primeiros detalhes de um programa de monitoramento de um trecho de 36 km de linha férrea de alta velocidade. O programa está sendo desenvolvido há sete anos e tem com base numa série de sensores de fibra óptica especiais. O sistema detectou “vibrações anômalas” em 30 ocasiões, permitindo a retificação antecipada de problemas emergentes que poderiam causar acidentes ferroviários.
Nos sete anos seguintes à sua instalação, o sistema registou mais de 10 milhões de medições ao longo da linha de comboio que une Hong Kong à China. Dos 10 milhões, crê-se que apenas 30 tenham sido fora do normal. No entanto, em alguns casos estes foram os primeiros avisos de perigo emergente.
Como o sistema é óptico, a interferência eletromagnética das linhas de energia ferroviária não é um problema. Além disso, poupa à empresa operadora dos comboios R$ 554 mil por ano em manutenção.
O sistema está sendo agora instalado ao longo de todas as rotas suburbanas de Hong Kong – depois Singapura e a Austrália.
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