quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Universidade desenvolve fibra óptica que evita acidentes ferroviários












Uma equipe da Universidade Politécnica de Hong Kong mostrou os primeiros detalhes de um programa de monitoramento de um trecho de 36 km de linha férrea de alta velocidade. O programa está sendo desenvolvido há sete anos e tem com base numa série de sensores de fibra óptica especiais. O sistema detectou “vibrações anômalas” em 30 ocasiões, permitindo a retificação antecipada de problemas emergentes que poderiam causar acidentes ferroviários.
O sistema usa grades de fibra Bragg – refletores especiais construídos nos cabos de fibra óptica que refletem, a qualquer momento, apenas determinados comprimentos de onda de luz. Quando incorporadas em qualquer percurso ou componente mecânico do comboio, os comprimentos de onda mudam de acordo com as tensões, deformações e mudanças de temperatura. Ao controlar as medições, estas grades podem ser usadas para identificar anomalias e condições potencialmente perigosas, tais como vibrações excessivas e falhas mecânicas.
Nos sete anos seguintes à sua instalação, o sistema registou mais de 10 milhões de medições ao longo da linha de comboio que une Hong Kong à China. Dos 10 milhões, crê-se que apenas 30 tenham sido fora do normal. No entanto, em alguns casos estes foram os primeiros avisos de perigo emergente.
Como o sistema é óptico, a interferência eletromagnética das linhas de energia ferroviária não é um problema. Além disso, poupa à empresa operadora dos comboios R$ 554 mil por ano em manutenção.
O sistema está sendo agora instalado ao longo de todas as rotas suburbanas de Hong Kong – depois Singapura e a Austrália.

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