quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fibra Óptica

A fibra ótica trata-se de um pedaço de vidro (ou qualquer outro material polimérico) que tem a capacidade de transmitir a luz. A luz é transmitida através da fibra por meio de sucessivas reflexões.
Para a área de TIC, a fibra ótica oferece diversas vantagens, dentre elas o fato de não ser suscetível a interferências eletromagnéticas, pois sua transmissão é feita através de pulsos eletromagnéticos que dispensam o uso do cobre na sua estrutura.


Existem ainda dois tipos de fibra ótica:
  • Monomodo:

Sua propagação se dá de modo único, pois possui apenas um núcleo pequeno. Isto implica que a largura de banda utilizada será maior e haverá uma menor dispersão da luz emitida, o que permitirá a transmissão de sinais a grandes distâncias (WAN). Sua fabricação porém, é mais casa, um difícil manuseio e exige técnicas mais avançadas.
  • Multimodo:

Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz). Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento. São mais usadas para comunicações a curta distância, como redes locai
s (LAN).

As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Isto é, não há distorção do sinal por causa dos ruídos elétricos do ambiente externo ou das fibras óticas também agrupadas no cabo. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
Também por esta razão, a dificuldade de desviar qualquer sinal é consideravelmente grande e, dessa forma, as fibras são consideradas um meio bastante seguro para o transporte de dados. Ideal para quem requer uma rede com alto nível de privacidade.
Outra vantagem em relação aos fios de cobre: o material mais comum para a fabricação das fibras é o vidro, produzido da sílica, especificamente do quartzo, um dos minerais mais abundantes do mundo, logo o custo é relativamente baixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário