quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Reconhecimento facial utilizando o Rapsberry Pi

Com o início das vendas do Rapsberry Pi, no início de 2012, muitos começaram a adquirir esse pequeno mini computador. utilizando para as mais variadas finalidades, entre elas:
- criação de servidores com ou sem o uso de cluasters;
- na robótica;
-drones, etc.


Também começaram a surgir outros periféricos para o Rapsberry Pi, um deles é a possibilidade de se acoplar uma pequena camera. Essa implementação possibilita o uso para reconhecimento facial.

Atualmente já existe diversos projetos de reconhecimento facial com uso do Rapsberry Pi com camera, além de utilizar o módulo OpenCV.

Com isso seria possível muitas utilidades para esse tipo de tecnologia e de tamanho reduzido, com o uso em uma rede privada para permissão de acesso a determinados locais, controle presencial de alunos e funcionários.




Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Raspberry_Pi
http://www.raspberrypi.org/camera
http://www.youtube.com/watch?v=b2kGPWxJybo

Um comentário:

  1. Esse pequeno aparelho é capaz de rodar um pequeno Linux, sendo assim, além das aplicações descrita neste post, inúmera outras são possível. Com o modelo que possui Ethernet por exemplo é possível criar pequenas aplicações de análise de tráfego de rede. Todavia, devido a sua limitação de memória, armazenamento e processamento, não é viável para se monitorar redes de alta velocidade (ou que tenha um tráafego elevado). De qualquer forma, é um bom equipamento para se efetuar testes de medição, principalmente se for usado técnicas de amostragem para isso, por um período curte de tempo.

    ResponderExcluir